fbpx

Por que tirar foto com o celular de cabeça pra baixo

Por que tirar foto com o celular de cabeça para baixo

Se você já viu algumas pessoas virando o celular de cabeça para baixo para fazer uma foto e ficou pensando “Por que tirar foto com o celular de cabeça pra baixo?”, é hoje que você vai entender.

Por mais estranho que possa parecer, é importante deixar bem claro desde agora que sim, existe muita diferença entre fazer a foto com o celular na posição comum e usar o celular de ponta cabeça. Acredito que são basicamente três motivos:

  1. Novas perspectivas
  2. Novos ângulos
  3. Novas fotos


Vou explicar cada um deles para você agora e vou mostrar alguns exemplos também de
como usar o celular de cabeça para baixo faz toda a diferença nas suas fotos. Mas antes, preciso te avisar que virar o celular de cabeça para baixo não vai fazer diferença em todas as situações. Como assim? Vamos lá, que eu vou te explicar:

O celular de cabeça para baixo em todas as cenas?

Imagine que você está vendo uma linda paisagem onde o céu está com algumas nuvens. Você então pega o celular para registrar a cena na posição normal e faz o seu primeiro clique. Depois de observar a foto, resolveu tentar um novo click, mas dessa vez resolve tirar foto com o celular de cabeça pra baixo.

Quando você compara as fotos, percebe que teve pouca ou nenhuma diferença. Por quê?

foto de celular feita de um banco com vista de uma paisagem
Foto: Tony Rodrigues

Isso acontece porque quando você tira foto com o celular de cabeça para baixo, você está tentando fazer uma coisa apenas: deixar o ato de fotografar mais fácil quando está fotografando de um ângulo mais baixo.

Portanto, se você não vai fazer a foto de um ângulo baixo, realmente não vai sentir diferença. Essa mudança só surte efeito quando você está buscando ângulos baixos. Sabe por quê?

Porque virar o celular de ponta cabeça está focado na ideia de reduzir a distância entre a câmera e o chão. Olhe a imagem abaixo:

exemplo da diferença de tirar foto com celular de cabeça para baixo

Um celular mediano deve ter em torno de 10 ou 12cm de “altura”, certo? Então, por mais que você se abaixe, ainda vai ter uns 10 ou 12 cm de distância entre a câmera e o chão, concorda?

Porém, você elimina essa distância quando vira o celular de cabeça para baixo e o aproxima do chão, já que a câmera agora não tem mais aquela mesma distância de antes.

É por isso que tirar foto com o celular de cabeça para baixo traz mesmo bons resultados para suas fotos? A resposta é sim. Porém, você precisa saber como e quando usar.

A diferença que isso faz na foto

Veja essa foto abaixo. Consegue perceber se eu usei ou não o celular de cabeça para baixo?

Foto de uma folha feita com o celular de cabeça para baixo
Foto: Tony Rodrigues

Se você acha que sim, acertou! Se eu não usasse o celular desse jeito, eu teria que fazer um ângulo de cima para baixo, o que me daria uma foto completamente diferente e, vamos concordar, muito mais sem graça por causa do ângulo comum e muito parecido com o que vemos no nosso dia a dia.

Sendo assim, agora você já sabe quando e por que tirar foto com o celular de cabeça pra baixo, mas vamos ver o que ele realmente faz na sua foto e por que você deveria parar de achar que não faz diferença e começar a usá-lo.

Novas perspectivas com o celular de cabeça para baixo

O primeiro motivo que você deve tirar foto com o celular de cabeça pra baixo é que ele vai te trazer uma nova perspectiva em relação ao que está sendo fotografado.

Caso você não saiba muito bem o que é isso, a perspectiva é basicamente a forma como os elementos são representados dentro da sua foto e influencia na forma que as pessoas vão perceber esses mesmos elementos da sua cena.

Se você pensar na perspectiva com base no seu ponto de vista, como já falamos sobre aquela foto da folha, você vai entender que ela pode variar de acordo com a forma que você posiciona o seu “ponto de vista” para a foto.

Então, quando você faz uma foto com o celular na posição comum, você está se aproveitando de uma perspectiva também comum e muito usada pela grande maioria dos fotógrafos de celular.

Foto de trevos feita com o celular de cabeça para baixo
Foto: Tony Rodrigues

Porém, quando você explora novas perspectivas, acaba abrindo para uma infinidade de possibilidades de mostrar um objeto que muitas vezes pode ser comum à grande maioria das pessoas de um jeito totalmente novo e incrível.

Tirar foto com o celular de cabeça pra baixo é uma forma extremamente poderosa de trazer perspectivas novas para sua foto e, inclusive, adicionar uma pitada de novidade nas fotos do seu cotidiano.

Sendo assim, embora mudar o ponto de vista de uma foto realmente traga novas perspectivas para ela, é claro que a perspectiva não depende apenas de usar o celular de cabeça para baixo ou na posição comum. Ela está diretamente ligada ao ângulo que você vai escolher usar. Por isso, vamos agora falar do nosso segundo motivo para você usar o celular de cabeça para baixo.

O celular de cabeça para baixo e um novo ângulo

Eu já mencionei anteriormente que virar o celular de cabeça para baixo é útil quando você busca um ângulo mais baixo, não é mesmo? Mas por quê?

A resposta é simples, mas parece não entrar na cabeça de muitas pessoas que ainda não têm um olhar fotográfico muito apurado. Por isso, preciso dar uma breve explicação antes para você entender melhor.

Caso não saiba, a fotografia pode passar sensações diferentes dependendo de como você monta o seu ângulo. Existem basicamente duas formas que são chamadas de plongée e contra-plongée. Eu não vou entrar em muitos detalhes sobre eles agora, fica para um post futuro, mas de maneira simples plongée quer dizer de cima para baixo e contra-plongée quer dizer de baixo para cima.

O ângulo plongée

Além do nome, a grande diferença entre esses dois ângulos são as sensações que eles passam para as fotos. Portanto, quando você usa o ângulo de cima para baixo, você pode passar ideias de que aquilo que você está fotografando é fraco, sensível, doce, infantil, que tem menor importância, que tem menor tamanho físico… enfim, a ideia desse ângulo é de sempre “diminuir” aquilo que está sendo fotografado. E não necessariamente no sentido apenas físico da palavra, muitas vezes a ideia é diminuir de outras maneiras como numa sensação de impotência ou de inferioridade.

O ângulo contra-plongée

Por outro lado, o ângulo de baixo para cima faz exatamente o oposto. Em vez de passar a sensação de que aquilo que está sendo fotografado é fraco, ele o faz parecer forte. Em vez de parecer impotente, ele o faz parecer poderoso. Em vez de o fazer parecer fraco, ele o mostra forte. Em alguns casos, pode até passar a sensação de aumento físico, altura, mesmo. De qualquer forma, a ideia é de que aquilo está num patamar acima, pertencente a um nível mais alto, tem mais importância. Novamente, é “maior” e não no sentido apenas físico da palavra.

Foto de gireja feita com o celular de cabeça para baixo
Foto: Tony Rodrigues

Portanto, quando você quer passar essa sensação de importância para algo, você vai querer usar um ângulo de baixo para cima, certo? Só que muitas vezes, apenas usar o celular na posição comum não é o suficiente. Seja por questões de enquadramento, distância, ângulo… Em casos como esse, você vai querer tirar foto com o celular de cabeça pra baixo, aproximá-lo do chão, para alcançar melhor esse ângulo de baixo para cima, e então incliná-lo 20º ou mais.

Dessa forma, você vai passar a sensação que você quer para o seu ponto de interesse de uma maneira simples e efetiva, apenas virando o celular de cabeça para baixo.

Sendo assim, você já tem dois motivos, que se unem, muito claros para passar a usar o celular de cabeça para baixo, não é mesmo? Porém, vou te dar mais um motivo que vai se juntar aos outros dois de uma maneira perfeita.

Conseguindo novas fotos usando o celular de cabeça para baixo

Se você chegou até aqui, já sabe que quando usado do jeito certo, virar o celular de cabeça para baixo vai te trazer perspectivas diferentes para suas fotos e a possibilidade de usar o ângulo de baixo para cima de uma maneira mais fácil, assertiva e em vários momentos diferentes.

Por isso, fica fácil de entender que usar o celular de cabeça para baixo vai te fazer conseguir novas fotos em qualquer lugar que você estiver. Não importa se é no seu dia a dia, quando você encontra novas perspectivas e novos ângulos para algo é uma visão nova. Você está em um ponto turístico muito conhecido? Ótimo! A busca por novas perspectivas e novos ângulos vai te dar fotos diferentes da grande maioria das pessoas.

Outro ponto muito interessante de usar o celular de cabeça para baixo é a perspectiva na altura do chão. Um ponto de vista que, a menos que você ande com o nariz grudado no chão, é totalmente diferente do que nós estamos acostumados a enxergar. Por isso, mesmo que você não esteja querendo usar o ângulo de baixo para cima, ainda é possível trazer fotos interessantes para a sua galeria simplesmente aproveitando esse novo ponto de vista virando o celular de cabeça para baixo.

Você também pode alcançar ângulos que talvez não sejam fáceis na posição comum. Muitas vezes, virar o celular de cabeça para baixo pode ser a única forma de alcançar um determinado ângulo e uma determinada foto.

Foto de uma gotinha na planta
Foto: Tony Rodrigues

Celular de cabeça para baixo é um coringa?

Para finalizarmos, você precisa entender que a fotografia não é uma conta exata que tem que dar sempre o mesmo resultado. Se dois fotógrafos estiverem fotografando no mesmo local, as chances de cada um deles sair com fotos totalmente diferentes é muito grande. Isso acontece porque existem milhares de técnicas de fotografia que podem ser aplicadas durante uma sessão de fotos.

Virar o celular de cabeça para baixo é apenas uma delas. Vai funcionar muito bem em alguns momentos e em outros nem tanto. Quem determina quando deve ser usada essa técnica é ninguém mais, ninguém menos, que você após analisar o ambiente e planejar sua foto.

Foto de uma gota caindo de uma torneira
Foto: Tony Rodrigues

Quando eu não enxergo a diferença

Além disso, muita gente não “enxerga” a diferença que essa questão de perspectiva e ângulo faz nas fotos. Se você ainda for uma delas, tenha calma. Saiba que muitas vezes sensações são difíceis de explicar de maneira racional, mesmo que para você mesmo, por quem não tem tanta prática com elas assim.

Por que existem escritores que fazem muito sucesso com seus livros? Por que eles conseguem expressar com palavras sensações para que você consiga senti-las. Por isso, o fato de você não conseguir expressar/notar a diferença que uma técnica faz na foto não faz com que ela não tenha esse efeito mesmo. Apenas faz com que o seu olhar fotográfico precise ser melhor desenvolvido e isso leva tempo. Portanto, tenha paciência e continue no caminho que você está tentando buscar novos conhecimentos todos os dias.

O importante é você colocar na sua cabeça que quanto mais técnicas você conhecer e dominar melhores serão os seus resultados e mais fotos incríveis você vai conseguir tirar. No meu ebook “Em Busca da Fotografia Perfeita”, eu discuto várias e várias técnicas de composição fotográfica que você pode usar no seu celular para conseguir tirar mais e mais fotos incríveis. Se quiser saber mais, é só clicar aqui.

Espero que este post tenha te ajudado a entender melhor essa técnica que, vez ou outra, vira polêmica na internet por causa da dificuldade das pessoas de enxergarem as pequenas nuances que as técnicas fotográficas podem causar. Lembre-se sempre de que o fato de você não entender algo não faz com que aquilo deixe de existir, certo?

Se você não me segue no Instagram, corre lá no @tony.fotodecelular que tenho postado muitas dicas novas de fotografia e edição de fotos de celular por lá.

Boas fotos!

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Tony:

Quer aprender tudo sobre edição de fotos de celular?

curso de edição de fotos de celular do tony