Se você é apaixonado por fotografia, já deve ter se perguntado como tirar fotos de silhueta com o celular, já que é um estilo de foto que traz resultados incríveis. Para ser bem sincero, fotos de silhueta são um dos estilos mais fáceis de fazer, e você vai entender isso hoje, neste post. Bora?
Como tirar fotos de silhueta com o celular?
Como sempre, não importa a foto que você vai fazer, você sempre vai precisar tomar alguns cuidados e prestar atenção em alguns detalhes. No caso de silhuetas, é igual. Olha só o que você precisa:
- Saber o que é uma silhueta
- Uma boa fonte de iluminação
- Controlar a captura de luz
- Configurar corretamente o foco
- Formas e poses para silhuetas
O que é uma silhueta?
A silhueta é a representação de algo sem detalhes, apenas a forma e os contornos. Geralmente, você vai vê-la como uma sombra toda escura. A única parte de maior detalhe que você tem em uma silhueta são as bordas.
Por isso, para ter uma silhueta bem definida, você precisa ter contornos bem claros. Para fazer isso, geralmente usamos uma fonte de luz bem forte e colocamos o destaque (ponto de interesse) na frente desta luz, sem nenhuma outra iluminação. Dessa forma, teremos uma luz de recorte que vai destacar os contornos da silhueta. Por isso, a iluminação é tão importante para esse estilo de foto.
Uma boa fonte de iluminação
Agora que você já sabe bem o que é uma silhueta, deve ter entendido que, se quiser saber como tirar fotos de silhueta com o celular, é importante ter uma fonte de luz muito boa.
Essa luz pode ser tanto natural quanto artificial. Por exemplo, o pôr do sol é uma ótima luz natural para fazer silhuetas. Por causa da sua posição mais baixa, menor intensidade e cores alaranjadas, essa fonte de luz traz ótimos resultados para uma boa foto de silhueta.
Porém, você pode usar uma luz artificial também para fazer fotos de silhuetas. O problema é que essa luz precisa ter um tamanho relativo ao seu destaque. Se a luz for muito pequena ou muito fraca, pode ser difícil conseguir uma boa silhueta. Por exemplo, você pode usar a luz de outro celular contra uma parede branca para criar uma silhueta apenas da cabeça de uma pessoa. Porém, essa mesma luz pode não funcionar se a ideia é fotografar todo o corpo dela, entende?
Portanto, a intensidade e o tamanho da luz que você escolher são importantes para conseguir uma boa silhueta nas suas fotos.
Como controlar a captura de luz?
Outro ponto importante para saber como tirar fotos de silhueta com o celular é controlar a captura de luz. Por exemplo, se você está fotografando um pôr do sol, é bem provável que a luz seja tão forte que acaba iluminando toda a cena e não crie uma boa silhueta. Lembrando que a silhueta não possui detalhes, é apenas o contorno, uma sombra
Por isso, pode ser necessário reduzir a captura de luz até conseguir esconder todos ou a maioria dos detalhes. E como fazer isso?
Você tem várias formas diferentes. A mais fácil delas seria, no modo automático, é tocar na tela e reduzir a exposição (compensação de exposição) puxando para baixo. Isso reduziria a entrada de luz, deixaria a silhueta mais escura e a luz de fundo menos intensa.
Porém, você também pode usar o modo manual, reduzir o ISO e usar uma velocidade do obturador (shutter speed) mais rápida. A diferença aqui é que, geralmente, você consegue um controle maior no modo manual. Portanto, você provavelmente vai conseguir tirar uma foto de silhueta melhor usando o modo manual.
Caso você ainda não tenha dominado ele ou esteja precisando melhorar suas habilidades, dê uma olhada na minha Master Class do modo manual. Nela, eu ensino o que cada ajuste faz, qual combinação de ajustes usar e apresento muitos exemplos práticos de fotografia sendo feita por mim usando o modo manual. É só tocar aqui agora para saber mais.
Configurar corretamente o foco
Outra coisa que você precisa dominar é o foco. Como você já viu, a silhueta não tem detalhes. Porém, a foto precisa ter muita nitidez nos contornos.
Para conseguir isso, você precisa cravar o foco. E isso pode ser difícil. Por exemplo, suponhamos que você esteja contra o pôr do sol e, sem querer, jogue o foco no fundo, nas nuvens. Isso acaba deixando a silhueta desfocada e sem contornos claros.
Isso acontece porque, no celular, temos mais dificuldade para controlar o desfoque natural. Quando você se aproxima demais de algo, acaba focando apenas no primeiro plano ou no segundo plano. Para evitar isso mantenha uma certa distância do destaque que servirá para criar a silhueta. Assim, toda a cena sairá em foco.
No modo automático, você só tem uma forma de fazer isso: tocando naquilo que quer focar. O problema é que, ao mesmo tempo que faz isso, o celular também controla a exposição. Por isso, se você tocar na sua silhueta, o celular vai entender que é dali que deve sair o máximo de detalhes, aumentando a exposição para clarear a área escura e dando adeus à sua silhueta. Para evitar isso, no modo automático, afaste-se do destaque e toque na fonte de luz. Assim, além de reduzir a captura de luz, você também vai evitar ter um foco infinito que abrange toda a cena.
Por outro lado, no modo manual, você consegue usar o ajuste de foco para controlar de maneira mais precisa a posição do foco. É o ideal, assim você consegue combinar tanto o ISO e o SS quanto o foco para conseguir uma foto perfeita.
Formas e poses para silhuetas
Finalmente, se você quer dominar como tirar fotos de silhuetas com o celular, é importante saber que você precisa de formas claras. Como você já sabe, ela não vai ter detalhes que demonstrem o que é aquilo que está sendo fotografado. Portanto, a forma de ajudar a pessoa que vê sua foto a entender do que se trata é através de formas claras.
Por exemplo, se você vai fotografar uma pessoa, peça que ela fique em uma pose clara. Isso pode ser com braços ou pernas levemente separados do corpo ou mesmo ficando com o rosto virado de lado para podermos ver os contornos da face.
Agora, se você vai fotografar objetos, procure aqueles que têm formas claras. Por exemplo, árvores com menos folhas podem ficar mais interessantes por causa da luz que passa por entre os galhos ou então um cavalo de cabeça erguida visto de lado.
Seja lá o que você pretende fotografar, leve sempre em consideração que a pessoa que está vendo pode não saber do que se trata. Por isso, é importante que fique claro. Caso contrário, você pode ter apenas um borrão preto no meio da cena.
Se precisar de dicas de composição, dê uma olhada no meu ebook. Nele, eu falo de várias formas que você pode montar a sua foto que vão te ajudar a tirar fotografias incríveis. É só tocar aqui agora para saber mais.
Como eu disse no começo, não é nada difícil. Se você seguir esses passos, com certeza vai dominar a fotografia de silhuetas com o celular. Se precisar de mais dicas, você pode dar uma olhada no meu Instagram. Lá eu posto várias dicas de fotografia e edição de fotos com o celular. É só procurar por @tony.fotodecelular.
Boas fotos!
ToNy =D